
.png)
Se Essas Ruas Fossem Delas
Roteiro - Audiovisual
Objetivo
Em 2017, antes mesmo da Ambrosina ser reconhecida como ONG, iniciamos uma pesquisa sobre os nomes das ruas que fazem homenagens à pessoas, em Maceió. A nossa curiosidade era saber quantas foram batizadas com nomes de homens e quantas de mulheres, e quais as patentes utilizadas. Um ano depois, realizamos uma campanha para reivindicar a ampliação da representatividade dos nomes femininos nos logradouros da cidade de grande repercussão local.
Com cerca de 200 nomes sugeridos e quase mil assinaturas, em 2021 ganhamos um prêmio para o desenvolvimento de um roteiro de curta-metragem sobre essa mobilização.
Vídeos
Depoimentos
"Iniciativa fantástica, #espacomulher conquistado. 💪👏👏"
Quilombos Moda África
Que show.. parabéns. Muito feliz em ter ajudado!!! Simbora! 😍😍
Loba Leitora
"Adorei a iniciativa. me diz, por favor, a estatística da Serraria. Minhas sugestões: Nise da Silveira, Carmen Portinho, Bertha Luz, Marielle Franco, Marie Cure, Simone de Beauvoir."
Lucas Lisboa

83% dos lougradouros de Maceió com nomes de pessoas, homenageiam homens.
As mulheres homenageadas recebem os títulos de santas, princesas e esposas/mães (donas). Já a maioria dos homens é identificada por suas patentes oficiais (doutor, desembargador, vereador, coronel) ou por suas profissões desempenhadas (carteiro, estudante, compositor, agrônomo).