

Um Dia Ela Amanheceu Assim
Filme - Miss Paripueira
Objetivo
Obra documental que revela a vida cotidiana da Ambrosina Maria da Conceição, a famosa Miss Paripueira. Reconhecida por usar roupas e adereços extravagantes - já idosa - caminhava pelas ruas do comércio de Maceió e também pelas areias de Paripueira, praia ao norte de Alagoas, por volta das décadas de 70 e 90.
No carnaval era figura ilustre, aclamada pelo turismo regional e vista com uma figura "folclórica" pertencente à memória coletiva de toda uma geração. Tida como louca e má, o documentário entrevista membros de sua família e busca criar novas narrativas que contem o outro lado da história.
Vídeos
Depoimentos
"A Miss era muito feliz. Ela conseguiu ser do lado de fora, aquilo que ela sentia por dentro."
Cleverton, bisneto da Miss.
"Minha avó gostava muito de brincar. Se ela chegasse e visse vocês aqui, pronto, já começava a querer brincar com vocês."
Manoel, neto da Miss.
"Sabiáaa... '- que foi, ah é essa peste, é o Migué?!', aí o pau comia, eu corria, ela não podia mais andar!"
Miguel, neto da Miss.

De beata, à Miss Paripueira. O filme busca novas narrativas para além da folclórica, louca e má.
Mulher negra, alagoana, pobre e idosa. Esta é a nossa Ambrosina Maria da Conceição, a Miss Paripueira. O documentário constrói uma narrativa feminista da sua vida e performance pública, com direção atenta aos julgamentos até hoje sofridos pelas mulheres livres, autênticas e felizes.